Dom casmurro
"Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando!"
“Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o titulo seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.”
2º A história é narrada na 1ª pessoa do singular, por um narrador-personagem que não parece confiável.Sua narração unilateral torna-se o eixo do romance e vai confundindo o leitor a respeito dos fatos.Comente.Exemplifique. Discuta
Narrada em 1ª pessoa por um narrador-personagem, que se coloca como escritor, a história de Dom Casmurro tem como primeira chave para tentarmos nos aproximar de seu enigma a própria figura deste que ao mesmo tempo a vive e a relata.
Outro ponto a ser mencionado no romance, é o fato de seu narrador não ser confiável. Ele mente, distorce, confunde o leitor, com quem conversa ao longo da narração, anunciando a metalinguagem da literatura do século XX.
Machado de Assis adota um narrador unilateral, fazendo dele o eixo da forma literária,o que nos faz questionar a veracidade dos fatos contados pelo narrador no que diz respeito à culpabilidade da esposa (Capitu) quanto à acusação de adultério, pois Bento julga-se traído pela esposa Capitu e pelo