Dom casmurro
Mas ao consultarmos um dicionário descobrimos que Casmurro tem como significado alguém teimoso, obstinado, cabeçudo. O que já nos induz a pensar que Dom Casmurro já que visto como alguém obstinado nos levará a uma versão unicamente sua, mesmo que cética. Entretanto segundo Schwarz, deve-se fazer três leituras de Dom Casmurro para que se possa de alguma forma “o suspeito e o logo réu é o próprio Bento Santiago, na sua ânsia de convencer a si e ao leitor da culpa da mulher.”[1] Ainda seguindo os pensamentos de Schwarz nos somos induzidos a crer na historias de Bento Santiago devido a sua simpatia e recordações tão bem contadas.
Como descrito em O Otelo Brasileiro de Machado de Assis, de Helen Caldwell, o livro de Machado de Assis nos remete a história de Otelo de Shakespeare, inclusive o próprio Dom Casmurro se intitula assim no capítulo Uma reforma dramática (LXXII):
“Nem eu, nem tu, nem ela, nem qualquer outra pessoa desta história poderia responder mais, tão certo é que o destino, como todos os dramaturgos, não anuncia as peripécias nem o desfecho. (...) Otelo mataria a si e a Desdêmona no primeiro ato, os três seguintes seriam dados à ação lenta e decrescente do ciúme(...). Desta maneira, o espectador acharia no teatro a charada