Bacharel
Elétrônica Analógica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: diodo semicondutor
Equipe: Fabio Garcia Vicente Daniel Xavier André Vinicius Pagani Szajda
Curitiba
2014
lista de SIGLAS E SÍMBOLOS
A – Ampère
I – Corrente Elétrica
V – Tensão Elétrica
– Ohm
K – KiloOhm mA – miliAmpere µA - microAmpere
sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 MATERIAL UTILIZADO 5
3 INTRODUÇÃO 5
4 PROCEDIMENTO 5
5 dados 6
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Os diodos são dispositivos semicondutores confeccionados na maioria das vezes por junção PN. O semicondutor tipo P é o anodo e o semicondutor tipo N é o catodo. O funcionamento do diodo ocorre na região entre o anodo e o catodo, chamada junção. A figura 1, demostra o funcionamento e a composição de um diodo.
Na figura 2, mostra os portadores majoritários em cada material semicondutor: lacunas P e elétrons livres tipo N. Esta é a característica mais importante do diodo e que a torna importante em Eletrônica. A curva corrente-tensão ou curva I-V é a curva característica de um dispositivo eletrônico, seja ele um resistor, um capacitor ou um diodo. Enquanto a curva I-V de um resistor que obedece a lei de Ohm (resistor ôhmico) é uma reta, a curva característica de um diodo apresenta uma forma não-linear, como a mostrada na Fig. 3.
Figura 2
Figura 3 Quando o diodo está conduzindo no sentido direto, isto é, do anodo para o catodo, e a corrente reverte abruptamente, ele se “esquece” de bloquear esta corrente reversa durante um curto intervalo de tempo, chamado tempo de recuperação reversa trr.
Durante este tempo, uma grande corrente é conduzida pelo diodo e esta corrente denomina-se corrente de recuperação reversa irr.
2 MATERIAL UTILIZADO
Componentes
a) 1 Resistor de filme carbono de 1/2W (1KΩ);
b) 1 Resistor de filme carbono de 1/2W (10 KΩ);
c) 1 Diodo retificador (1N4007);
d) 1 Diodo