Adhocracia
Conceito
Adhocracia é um termo utilizado na administração com significado inverso ao da “Burocracia”. Deriva do latim “ad hoc”, cujo significado pode ser descrito como “aqui e agora”, ou “pessoa ou coisa preparada para uma determinada missão” e incide em algo que seja flexível, maleável e adaptável a mudanças constantes. A adhocracia é uma expressão do autor Alvin Tofler e popularizada por Robert Waterman com o livro “Adhocracy – the Power To Change”
OBJETIVO
O objetivo da adhocracia é a detectação de novas oportunidades, resolução de problemas e obtenção de resultados através de incentivo à criatividade individual enquanto caminham para a renovação organizacional.
As organizações precisam “flexibilizar” o seu ambiente interno para haver reorganização funcional e redesenho dos cargos com grande frequência; e ser temporária, ou seja, moldável e reajustável ao contexto em que se encontra. Esse modelo, a Adhocracia, pede uma estrutura organizacional mais horizontalizada, autoridade descentralizada, com exigência de um grande fluxo de informações transitando entre todos os setores, poucas regras e regulamentos, diferente a Burocracia, que pede uma estrutura verticalizada e rígida quanto a este aspecto. Portanto, utilizando-se o modelo Adhocratico, há um aprendizado organizacional maior do todo por todos da organização.
Adhocracia caracteriza-se por:
- Ser baseada em equipes temporárias, autônomas e multidisciplinares;
- Estrutura organizacional informal, orgânica, flexível e mutável;
- Presença da especialização do trabalho na formação;
- Equipes de trabalho flexíveis, participativas e auto gerenciáveis;
- Autoridade descentralizada centrada na pessoa e na tarefa com supervisão genérica e ampla.
Diferença entre Burocracia e Adhocracia