educação infantil período integral
1. Introdução
Fazendo um breve retrospecto, na educação há uns 40 anos atrás podemos observar que muitas coisas mudarão. A nova maneira de abordar a realidade se faz notar o desenvolvimento da educação no município de vitoria ES.
Nessa proposta, está o recomeço de uma realidade, a educação infantil no período integral.
2. Porque educação integral?
Porque a desigualdade social, que tem causado tantos problemas de distribuição de renda aos cidadãos brasileiros, de privação de liberdade levou o governo anterior João Coser a criar para o município de vitória a construção infantil integral.
Em 2006 uma escala de 0 a10 o IDEB identificou sistemas de ensino com índice, que variavam de 1,8 a 6,0 e escolas que variavam de 1,8 6,0 e escolas que variavam de 0,7 a 8,5.essas discrepância revela profundas desigualdades nas condições de acesso, permanência e aprendizagem na educação escolar, refletindo a complexidade de um processo em que entrelaçam diversos fatores relativos tanto á estruturação social,política e econômica da sociedade brasileira, quanto ao trabalho pedagógico realizado no cotidiano mais nas escolas publicas.
2.1 há estudos que permitem identificar forte correlação entre situação de pobreza, distorção idade /serie e dificuldades para a permanência na escola, violência e risco social, o que acaba contribuindo para perpetuação de ciclos intergeracionais de pobreza (Henrique, 2011)
Na década de 30 o movimento integralista defendia a educação integral.
3. Anísio Teixeira, um dos mentores intelectuais do manifesto dos pioneiros da escola nova pensando na implantação de um sistema público de ensino para o pais, propunha uma educação em que a escola dessas crianças um programa completo de leitura,aritmética ,escrita ciências físicas e sociais e mais artes industriais ,desenho musica, dança, educação física, saúde e alimento a criança visto não ser possível educá-la no grau de