ADHOCRACIA
IA
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Prof. Leonardo Silva
Aghata, Alexandre, Camila, Eliane, Hentiala, Liziane e Márcio
ADHOCRAC
IA
AD HOC – Aqui e Agora
Adhocracia “significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação”
- Chiavenato -
O termo foi inicialmente trabalhado por
Alvin Toffler em seu livro “Choque do Futuro” e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change
(Adhocracia – O Poder de Mudar)”. O conceito
Adhocracia surgiu dentro da abordagem contin-gencial da administração, por volta da década de 70, em meio ao surgimento de novos aspectos organizacionais que visavam o rede-senho e mudanças na configuração estrutural das organizações, na busca pela flexibilidade e agilidade diante de um ambiente altamente mutável e à tecnologia.
O termo teve origem nas forças tarefas” (task-forces), utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. BUROCRACIA X ADHOCRACIA
ADHOCRACIA caracteriza-se por:
- Estrutura organizacional informal, orgânica, flexível e transitória; - Organizações jovens e inovadoras;(Geração Y)
- Presença da especialização horizontal elevada do trabalho, baseada na formação;
- Equipes de trabalho flexíveis, participativas e auto gerenciáveis; - Descentralização seletiva; O poder de decisão é distribuído em função da natureza das decisões a tomar.
- Mecanismo de coordenação: Ajuste mútuo
CÚPULA
É formada por mestres em relações humanas, hábeis em utilizar persuasão, negociação, harmonia, ou no que for necessário para reunir especialistas individuais em equipes multidisciplinares que funcionem regularmente.
ADHOCRACIA
OPERACIONAL
(Núcleo Operacional)
Adhocracia operacional funciona como grupos de especialistas ad hoc para criar um projeto, sendo o principal mecanismo de coordenação por ajuste mútuo.
É responsável pela criação dos projetos
ADHOCRACIA ADMINISTRATIVA
(Assessoria de Apoio)
Desempenha
as