Atps De Gerenciamento
Conceito de Gastos, Custos, Despesas e Perdas
Gastos: o conceito de gasto é bastante amplo e pode ser aplicado a todos os bens ou serviços que a empresa adquirir. Alguns exemplos de gastos são aqueles utilizados na compra de matéria-prima, mão-de-obra, dentre outros. Porem não se pode considerar um gasto aquele sacrifício financeiro que a entidade tem como juros sobre capital ou custo de oportunidade, já que eles não iram interferir no capital da entidade.
Custo: são os gastos que uma entidade utiliza para obter um determinado produto ou serviço que irá oferecer para seus clientes. Pode-se considerar gasto o aluguel, a energia elétrica, a maquina, enfim tudo aquilo que for utilizado na produção do produto final da empresa.
Custos Diretos: podemos considerar custo direto todo aquele gasto utilizado diretamente no produto, como a matéria-prima que é utilizada na fabricação de cada produto outro exemplo de custo direto é a mão-de-obra utilizada na produção. Eles podem ser apropriados aos produtos sem que seja necessário o rasteio dos mesmos.
Custos Indiretos: é todo o gasto de um modo geral utilizado na produção, porém diferente dos custos diretos, para que esses gastos sejam apropriados aos produtos será necessário que seja feito o rasteio desses gastos. São exemplos de custos indiretos: o aluguel da fabrica, a supervisão, a manutenção dos equipamentos, dentre outros.
Custos Variáveis: são os gastos que se podem modificar de acordo com o volume produzido, por isso ele pode sofrer tanto um aumento como a redução de volume. Um exemplo bem comum ao custo variável é a própria matéria-prima utilizada na fabricação de um determinado produto.
Despesas: consideramos despesas todos os gastos consumidos direta ou indiretamente para que a empresa obtenha sua receita. As despesas são itens que iram reduzir o patrimônio liquido, pois representam um sacrifício no processo de obtenção de receita. É considerada despesas a comissão do vendedor, o