Adhocracia
Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.
Segundo Chiavenato, em seu livro “Teoria Geral da Administração, a Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.
O seu caráter temporário e emergencial teve como inspiração principal o modelo das forças-tarefas utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. Assim, a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.
Características da Adhocracia
As principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são:
Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;
Estrutura organizacional orgânica;
Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;
Forte presença da especialização do trabalho na formação;
Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;
Elevado grau de descentralização;
Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.
Este é