Ciências ambientais
Unidade I
O ecossistema é formado por relações entre os seres vivos e o meio ambiente, organizados em produtores, decompositores e compositores.
O homem é considerado o maior degradador no sistema ecológico, pois interfere no ecossistema através de suas atitudes e de seus lixos poluentes, por exemplo, na fabricas há a utilização de produtos químicos, esses produtos exterminam os insetos viventes que por sua vez não transportavam o pólen das plantas, dificultando o ato de se reproduzir.
Leis que regem o ecossistema: Interdependência ordem dinâmica e equilíbrio auto regulado (homeostase).
Chamamos de atividade produtiva qualquer processo humano que produza algum bem a sociedade. E seja qual for esse processo, é necessário o consumo de matéria e energia retirada da natureza.
Recursos naturais não renováveis que não podem ser produzidos pelo homem, e os recursos naturais renováveis, podem ser plantados ou criados.
Temos problemas quanto essa questão:
Primeiro problema, a escassez dos recursos naturais, mesmo considerados renováveis eles são finitos, pois representam uma taxa natural de renovação.
O segundo problema é a poluição, que é gerada através de emissões gasosas, esgotos líquidos e resíduos sólidos, consequentes do processo produtivo.
Unidade II
Com a burguesia, surge o modelo capitalista de produção e com isso o incentivo à produção só faz crescer. Com a ascensão burguesa, surge a revolução industrial, importante para o movimento ambiental, onde o homem supera o medo do miticismo, da natureza, e começa a querer a modificá-la, e ela passa a ser considerada hostil pelo homem que deve ser modificado de acordo com seus desejos.
Á partir da Segunda Guerra Mundial começam a surgir problemas graves acidentes ecológicos, como as bombas atômicas sobre Hiroshima Nagasaki e o acidente nuclear na Usina Nuclear de Tchernobil , com contaminação radioativa. E é na década de 60 que surge o movimento Ambiental.
A Ecologia social