Ciências ambientais
O termo ecologia é recente, tendo sido proposto em 1896, pelo biólogo Ernest Haeckel e sua definição é: a área da ciência que estuda as relações dos seres vivos uns com os outros e destes com o meio ambiente que os cerca.
O objeto de estuda da ecologia são os ecossistemas e seus equilíbrios, o temo ecossistema foi proposto em 1935 pelo ecologista A. G. Tranley, e tem por definição que: os elementos da natureza não existem isolados uns dos outros, mas tendem a se combinar em sistemas complexos, estabelecidos a partir de uma série de relacionamentos com os sistemas físicos, químicos e biológicos. Através desse relacionamento os sistemas adquirem uma espécie de vida coletiva própria, se auto-organizando e se auto-reproduzindo ao longo do tempo.
Os ecossistemas podem ser, mais fechados (pouca dependência externa – floresta natural), mais fechado (maior dependência externa – cidade), escala local (manguezais), escala regional (bacia hidrográfica), escala global (planeta terra).
Alguns princípios regem e regulam os ecossistemas, tais como, a interdependência, a ordem dinâmica, equilíbrio auto-regulado (Homeostase), a diversidade, o fluxo constante de energia e a reciclagem permanente. A partir da Revolução Industrial, o homem inicia um processo de produção intenso, consumindo cada vez mais os recursos naturais e energia do planeta e também produzindo cada vez mais rejeitos em forma de poluição.
A grande dificuldade deste processo é o fato que o homem consome de uma forma acelerada, aquilo que a natureza levou milhares ou até mesmo milhões de anos para criar, e despeja no meio ambiente, rejeitos que muitas vezes não podem ser processados por este.
O imenso desafio atual é encontrar um processo como a natureza nos mostra onde tudo se recicla e não há rejeitos.
UNIDADE 2: ECOLOGIA SOCIAL Com a Revolução Científica a partir do século XIV em conjunto com os grandes movimentos sociais como o Renascimento e a Reforma Protestante,