ciencias ambientais
Tutor: Eduardo Pimenta
Turma: 4vircie-c
Aluno: Guilherme Moreira Motta
Matricula: 20101100987
Data: 21/05/2013
Unidade 1: O conhecimento dos ecossistemas, objeto de estudo da Ecologia, de suas leis naturais e dos ciclos naturais de matéria e energia, são pré requisitos para que possamos identificar a gravidade e importância dos problemas ambientais existentes hoje no mundo.
Ecologia é a área da ciência que estuda as relações dos seres vivos uns com os outros e destes com o meio ambiente que os cerva.
Os ecossistemas são um todo integrado, uma unidade funcional de vida, ele não é capaz de sobreviver sozinho, ele precisa de tudo que esta presente nele para se manter vivo. Possuem 6 leis de funcionamento que são: Interdependência, Ordem Dinâmica, Equilíbrio auto-regulado(homeostase), Diversidade, Fluxo constante de Energia e Matéria, Reciclagem permanente.
A partir da Revolução Industrial, entramos num capitalismo extremo onde só é visto o lucro e não se visa nada além disso , então começamos a explorar nossos recursos naturais de forma que ele não conseguirá se renovar ; com isso também nos trouxe um aumento muito grande na emissão de rejeitos, oriundos do processo produtivo lançado no meio. Existem 2 tipos de Recursos: Renováveis e não-renováveis.
Unidade2: No final do século XVII , com base na tecnologia mecânica e com ascensão burguesa, surge a revolução industrial considerada como grande marco inicial para o movimento ambiental, a revolução nasce sob o signo do modo produtivo burguês/capitalista. A partir de então o Homem deixa de temer a natureza e a querer impacta-la e modifica-la, querendo a usar para ele de acordo com seus desejos.
A partir da segunda guerra mundial, começam a surgir os problemas mais graves, principalmente acidentes ecológicos que mobilizaram a atenção da sociedade.
Na década de 60, que marcada por movimentos e