Distúrbio de comportamento
1 – INTRODUÇÃO 04
2 – DISTÚRBIO DA VISÃO 06
3 – EPILEPSIA 10
4 – DISRITMIA CEREBRAL 13
5 – DEFICIÊNCIA AUDITIVA 16
6 – TDAH
(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) 18
7 - DCM – Disfunção Cerebral Mínima 21
8 – CONCLUSÃO 29
9 – BIBLIOGRAFIA 26
INTRODUÇÃO
Conhecer e pesquisar um pouco do mundo dos chamados “deficientes”; seus problemas, superações, seus infinitos distúrbios comportamentais diante da adaptação ao aprendizado.
Sobre:
Buscar identificar e conceituar sobre :
Distúrbios de visão
Distúrbios da audição
Distúrbios cerebral
Epilepsia
Disfunção cerebral mínima.
Transtorno de déficit atenção e hiperatividade
Afim de conhecer suas peculiaridades comportamentais e sobre tudo o papel da educação, neste capitulo da inclusão.
DISTÚRBIOS DA VISÃO
Conceito: Redução ou perda total da capacidade de ver. Inúmeras são as causas: infecciosas, nutricionais,traumáticas ou causadas por doença. Manifesta-se:
- Cegueira – perda da visão em ambos os olhos, sob o enfoque educacional a cegueira representa perda total ou resíduos mínimo da visão, que leva o aluno a necessitar do método braile, além de outros recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação.
- Visão reduzida – sob o enfoque educacional trata-se de resíduos visual que permite ao educando ler impressos a tinta, desde que se empregue recursos didáticos e equipamentos especiais. A escola deve ter o material didático necessário:
- Regletes (régua para escrever em braile) e soroban, além da presença de um profissional para ensinar a criança cega, os colegas e os professores a ler e escrever em braile. O déficit deve contar com