Adhocracia
TGA II
ADHOCRACIA
ITAQUAQUECETUBA
2013
Sandra Sapucaia Brigido – R.A: 2013064165
TGA II
ADHOCRACIA
Trabalho de TGA II do 2º Semestre do Curso de Administração da Universidade Guarulhos.
Área de Concentração: Adhocracia
Orientador: Prof. Rodolfo Vieira da Silva.
ITAQUAQUECETUBA
2013
ADHOCRATICO
Adhocracia é um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações. Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Constitui-se em uma opção à tradicional Departamentalização.
O termo teve origem nas “forças-tarefas” (task-forces) militares para enfrentar situações de forma rápida. Toffler estabeleceu que no futuro a sociedade será extremamente dinâmica e mutável e que as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras, temporárias, orgânicas e antiburocráticas.
A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.
É certo se afirmar que as organizações são organismos vivos e devem evoluir junto com os sistemas sociais, culturais, políticos, que lhe compõem o meio ambiente. Porém, é certo, também, que cada tipo de organização tem o seu valor, conforme a situação. Ambientes estáveis, tarefas rotineiras, para as quais se exige eficiência e pouca inovação, a burocracia pode ser um modelo eficaz de trabalho.
Para ambientes que atuam mais próximos ao mercado, que convivem com alto índice de concorrência e sofrem efeitos mais fortes do avanço tecnológico, faz-se necessária a adoção de procedimentos mais desburocratizados. Para algumas situações específicas, nas quais