Acido acético
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAUDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE
DOSEAMENTO MICROBIOLÓGICO DE ANTIBIÓTICOS
ACADÊMICOS:
KARLA OLIVEIRA
POLIANA BARROSO
LUIZ TADEU SILVEIRA
THAYANA AGUIAR
DIAMANTINA, 2011
DOSEAMENTO MICROBIOLÓGICO DE ANTIBIÓTICOS
1. INTRODUÇÃO Determina-se a potência ou atividade de um produto contendo antibiótico comparando a dose que inibe o crescimento de um micro-organismo susceptível em relação à dose de uma substância padrão ou preparação biológica de referência do antibiótico que produz inibição similar.
ENSAIO MICROBIOLÓGICO POR DIFUSÃO EM ÁGAR Para cada antibiótico relacionado, verificar o meio de cultura (conforme a relação dos meios de cultura), a quantidade de meio a ser usada na camada base e na camada inoculada e o micro-organismo de ensaio. O volume de inóculo a ser adicionado a cada 100 mL de meio de cultura deve ser determinado experimentalmente. Entretanto, como referência inicial, sugere-se quantidade de inóculo a ser adicionada por 100 mL de meio.
Preparar a camada base por meio da adição de quantidade apropriada de ágar fundido nas placas de Petri as quais devem ser, especialmente selecionadas, ter fundo plano, possuir dimensões de 20 x 100 mm e tampa de material apropriado. Distribuir o ágar uniformemente nas placas, que devem ser colocadas em superfície nivelada para que a camada de meio tenha profundidade uniforme. Colocar a tampa de cada placa ao lado dessa; se for utilizada tampa não porosa, deixá-la levemente entreaberta para evitar o acúmulo de umidade condensada a partir da camada de ágar quente. Após o endurecimento do ágar, tampar as placas. Para preparar a camada inoculada - superfície, adicionar o volume de inóculo determinado para a quantidade apropriada de meio de cultura que tenha sido fundido e resfriado entre 46 ºC e 48 ºC. Agitar o frasco, por