Acido Acetico
O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanóico.
Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre e quando ele está livre de água é conhecido como ácido acético glacial
É conhecido por ser um ácido fraco, quando concentrado deve conseqüentemente ser manipulado com cuidado apropriado, pois pode causar queimaduras na pele, danos permanentes aos olhos, e irritação às mucosas em geral.
É um composto que pertence ao grupo orgânico dos ácidos carboxílicos, saturado e de cadeia aberta, á seguir sua forma estrutural.
Propriedades na bioquimica
O ácido acético é uma molécula central na BIOQUÍMICA e é produzido em alguma proporção por quase todas as formas de vida é produzido e excretado por determinadas bactérias, notavelmente o Acetobacter e o Clostridium acetobutylicum. Estas bactérias são encontradas universal nos gêneros alimentícios, na água, e no solo, e o ácido acético é produzido naturalmente é também um componente da lubrificação vaginal dos seres humanos e dos outros primatas, onde parece servir como um agente anti-bacteriano suave.
O ácido acético é produzido sinteticamente e pela fermentação bacteriana a produção mundial total do ácido acético é estimada em 5 Mt/a (milhão toneladas por ano), aproximadamente a metade é produzida nos Estados Unidos.
Aplicações e usos
Como condimento em saladas ( vinagre )
Como solvente
Síntese de perfumes e corantes
Preparação da seda artificial
Neutralização de filmes e papéis fotográficos
Tinturaria
Imprensa
Obtenção de sais metálicos para a fabricação de tintas e inseticidas.
Interruptor da revelação de filmes e papéis fotográficos
Produção da aspirina.
É usado para exames diagnósticos para detectar o H.P.V. (Papiloma Vírus Humanus).
Ácido acético glacial