A importancia da leitura de imagem no ensino de artes
1
Maria Helena Rosa Barbosa 2 Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
Resumo O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino da arte e sua relação com a leitura de imagens, tanto em educação formal (escola) quanto não formal (museus), a partir do trabalho de três pesquisadoras brasileiras, que entendem a imagem como um objeto gerador de significados e que, por essa razão, deve ser explorada em todas as suas possibilidades de interpretação e compreensão. Palavras-chave: Ensino da arte. Leitura de Imagens. Educação não formal. Ação educativa em museus. Mediação em exposições.
Abordar a questão da imagem como “texto visual” e a importância de sua “leitura” no ensino da arte parece ser quase desnecessário, em razão de tantas pesquisas realizadas e comprovadas sobre essa prática tanto em educação formal quanto não formal. Elencar, no entanto, um determinado referencial teórico a fim de refletir sobre essa questão em educação não formal, especificamente em relação ao ensino da arte em museus por meio da leitura
O presente texto é resultado do artigo final apresentado na Disciplina Leitura de Imagens na Educação, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Ramalho e Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, no ano de 2006. 2 Mestre em Artes Visuais (2009) pelo PPGAV – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Licenciada em Educação Artística pela UDESC (1994). Arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina – MASC. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Educação do PPGAV/UDESC, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Membro da atual Diretoria da AAESC – Associação de Arte Educadores de Santa Catarina.
1
III Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias
Florianópolis, 14 de abril de 2010
de imagem, torna-se relevante, pois o museu de