Significado do golpe de abriu
Comunicação de Massa
A preocupação da Psicologia Social não é com o que é comunicado, mas, sim, com a maneira com que se comunica e qual o significado que a comunicação tem para as pessoas. De que maneiras se pode estudar a comunicação de massa? O que a psicologia tem a dizer sobre ela? A quem interessa a comunicação de massa?
1
Comportamentalismo
Compreende o ser humano como uma máquina que se comporta de forma previsível e regular sem resposta às forças externas (SCHULTZ, 1992). Para mudar, criar, aprender ou ensinar um comportamento recorre-se a dois tipos de condicionamento: • Condicionamento clássico. • Condicionamento operante.
Condicionamento Clássico
Envolve o comportamento reflexo. O indivíduo responde automaticamente a um estímulo. Muito explorado pelo Marketing.
Condicionamento clássico
Envolve o processo de aprendizagem. Relaciona-se com a ação a partir da experiência.
2
Modelagem
Aprende-se a partir de padrões de comportamentos mimetizados. A veiculação de um modelo tende a ser seguida. Quem controla os reforços ou os modelos, pode controlar o comportamento. A percepção excede os elementos sensoriais.
Teorias e a Comunicação
Psicanálise
A mídia explora elementos que mobilizam os desejos, impulsos, instintos que estão no inconsciente. Desejos infantis encontram-se presentes na maturidade e em circunstância apropriada podem surgir. Exemplo: comerciais de cerveja que exploram o corpo feminino.
3
Princípio do Prazer-desprazer
O desprazer está relacionado com o aumento da excitação e o prazer com a redução. A mídia explora a tendência interior dos indivíduos em buscar o prazer, mesmo que este esteja ausente na realidade.
Teoria Crítica
Preocupação com os aspectos ideológicos e culturais da sociedade. Escola de Frankfurt e a preocupação com a comunicação. Análises de como a cultura se transformou em "mercadoria“.
Indústria Cultural
A nova forma de produção de cultura tem