Tribos Urbanas

2729 palavras 11 páginas
TRIBOS URBANAS:
Artes marciais – jiu-jitsu

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6
2 TRIBOS URBANAS 7
3 ARTES MARCIAIS 8
3.1 Definição 8
3.2 Origem do termo 8
3.3 História 8
4 JIU-JITSU 9
4.1 Sobre o jiu-jitsu 9
4.2 Técnicas do jiu-jitsu 9
4.3 Jiu-jitsu no Japão 9
4.4 Escolas de jiu-jitsu 10
4.5 Jiu-jitsu no Brasil 10
4.6 Golpes do jiu-jitsu 12
4.7 Graduação de faixa 13
5 CONCLUSÃO 14
6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
7 PARTICIPAÇÃO ATIVA 16

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda um assunto presente em todas as sociedades: as tribos urbanas. Da necessidades das pessoas de socializarem-se, surgem as diferentes, tribos, dinâmicas, ou seja, se modelam conforme o local e o momento.
Será abordado o grupo dos praticantes de artes marciais, sendo enfatizado o jiu-jitsu, cujo crescimento da arte no Brasil nos últimos anos tornou-se bastante numeroso, sendo integrado por homens, mulheres e crianças e pessoas de todas as idades.
Rumo ao encontro de autocontrole, disciplina, superações físicas individuais, sociabilidades, diferentes indivíduos se organizam em grupos, em determinados locais para compartilhar interesses comuns a todos.

2 TRIBOS URBANAS
Desde tempos remotos que a população se organiza em tribos, grupos coesos com indumentárias e hábitos semelhantes.
Nos povos indígenas o termo tribo traduzia alianças entre clãs, aldeias ou povoações; era um tipo de sociedade organizada com partilha e distribuição dos papeis, que permitia de uma forma mais eficaz a satisfação das necessidades básicas como as da alimentação e de defesa pessoal.
As sociedades de hoje tendem para a globalização com uniformização e individualismo dos seus elementos. O conceito de “tribo urbana” surge pela primeira vez em 1985 com o sociólogo Michel Maffesoli, referindo-se a criação de pequenos grupos cujos elementos se unem por partilharem os mesmos princípios, ideais, gostos musicais ou estéticos que assumem a sua máxima expressão e visibilidade na

Relacionados