Tendências em educação física
Abordagem Desenvolvimentista
O que objetiva
O movimento é o principal meio e fim da Educação Física, garantindo a especificidade do seu objeto.
Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da abordagem, pois é através delas que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores.
Para a abordagem desenvolvimentista, a Educação física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido, oferecendo experiências de movimentos adequados ás faixas etárias, através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos.
O principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras sejam alcançadas.
Como aplicar:
Os conteúdos de aplicação do desenvolvimento motor devem seguir a seguinte ordem de aplicação:
Fase dos movimentos fetais, fase dos movimentos espontâneos e reflexos, fase de movimentos rudimentares, fase dos movimentos fundamentais, fase combinação de movimentos fundamentais e movimentos culturalmente determinados.
Os conteúdos devem ser aplicados das habilidades básicas (simples) para as mais específicas (complexas),
Habilidades básicas - podem ser classificadas como: locomotoras (correr, saltar, andar); manipulativas (arremessar, chutar, rebater) estabilização (girar, flexionar).
Habilidades complexas - são influenciados pela cultura e estão relacionados à prática de esportes, de dança, do jogo, e, também pelas atividades industriais.
O professor deve observar os alunos para verificar a fase em que os mesmos se encontram localizar os erros e ensiná-los a maneira correta.
Outro ponto a ser ressaltado é que o professor deve saber as etapas da aquisição das habilidades