Tribo urbana
Centro de Tecnologia do Vestuário de Blumenau
CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUARIO
TRABALHO DE MERCADO DE MODA E VESTUARIO
TRIBOS URBANAS – PUNKS
MARTA PAPKE DA SILVA PASOLD
Blumenau, 27/10/2011
1. TRIBOS URBANAS
O Mercado da Moda manifesta-se em vários segmentos na sociedade, onde cada grupo tem seu modo de se expressar através da endumentária, neste sentido é importante abordar alguns aspectos interessantes sobre Tribos Urbanas.
As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades (ou metropolitanas ou regionais) são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks. Segundo Michel Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".
A expressão "tribo urbana" foi criada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, que começou usá-la nos seus artigos a partir de 1985. A expressão ganha força três anos depois com a publicação do seu livro Le temps des tribus: le déclin de l'individualisme dans les sociétés postmodernes. Neste sentido, a grande maioria das Tribos Urbanas é composta por jovens com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes, mais comuns em grandes metrópoles, por esse motivo são chamadas de Urbanas. Normalmente jovens e adolescentes usam da sua aparência para manifestar suas opiniões e protestos, mas não quer dizer que os mesmos ideais resultem a mesma tribo, isso varia de lugar e cultura diferente.
Algumas tribos passam com o passar dos anos, outras, porém permanecem