atividades supervisionadas
Felipe Henrique Bernardo Nobre RA: B98927-0
Sumário
Introdução......................................... página 1
Contextualização ............................. página 2
Intertextualidade............................. página 3
Exemplos ........................................ página 4 e 5
Introdução
O tema intertextualidade e contextualização o texto traz dois exemplos de como realizar a literatura e reflexo da tecnologia que atualmente busca resumir em um único objeto de consumo múltiplas funções ( celular que é máquina fotográfica, rádio, computador, etc..) é também o reflexo da nova didática com base na lingüística, que busca de muitas possibilidades de leituras e múltiplas possibilidades de expressão e linguagem.
Contextualização
De forma geral, é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação.
Dentro do contexto escolar, consiste em aproveitar sempre as relações entre conteúdos (o conhecimento transmitido pelo educador e apreendido pelo aluno) e contexto (situação na qual o processo ensino-aprendizagem se dá, nível sócio-econômico, entre outros) para dar significado ao aprendido, estimular o protagonismo do aluno e estimulá-lo a ter autonomia intelectual.
O início de 1974 mostrava um panorama geral de debilidade da oposição política civil, impasse na guerra colonial com o consequente descontentamento no seio da instituição militar. Era, contudo assinalável a forte contradição entre o regime decrépito e a necessidade urgente de renovação econômica cultural e social. Apesar de se registrar alguma luta grevista contra o agravamento da inflação, estava longe a dinâmica oposicionista de 1958 e 1969.
À sombra desta ausência de pendor revolucionário no tecido civil congeminava-se aquele que seria o motor de arranque da Revolução dos Cravos. Cimentava-se o designado