Capoeira no brasil
Campo Largo
30/10/12
INTRODUÇÃO
A capoeira teve inicio no século XVI, mas , só teve devidos registros por volta do século XIX. Esse estilo de luta une dança juntamente com golpes intensos e foi criada para que os escravos se defendessem dos colonizadores caso fosse preciso. Próximo às senzalas haviam os campos de capoeira (a luta recebeu esse nome pois esses campos possuiam uma vegetação conhecida por esse nome), onde os escravos praticavam essa arte marcial.
HISTÓRIA DA CAPOEIRA A versão mais aceita é a de que a capoeira foi criada como um mecanismo de defesa para os escravos brasileiros no século XVI, sendo mascarada em forma de dança para que não houvesse suspeitas quanto à prática da luta. A capoeira tem duas correntes, a Angolana ( considerada a real) e a Regional, que foi recriada pelo Mestre Bimba, um importante capoeirista que abriu a primeira escola dessa luta no Brasil. Séculos mais tarde, devido a sua eficácia, essa técnica de luta foi censurada com rígidas punições para os praticantes.No Sécuno XX a capoeira encontrava-se ainda legalmente interdidada, não se tornando esquecida por muito pouco. Em 1932 é fundada a primeira academia oficial de capoeira, pelas mãos de um dos maiores impulsionadores dessa arte no Brasil, o Mestre Bimba. Dessa forma, renasceu este fenômeno mundial e , ao mesmo tempo, as duas correntes anteriormente citadas.
ESTILOS DE LUTA
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia( entenda malícia como o desejo de enganar o oponente). O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já