Origem Da Capoeira No Brasil
Com a chegada dos escravos vindo da África a partir do século XVI ate o século XIX, negro foi usado como ferramenta de mão de obra para sustentar a colônia portuguesa. A capoeira então surgiu na ânsia de liberdade do negro, os escravos a treinavam de forma disfarçada, treinavam como se estivessem dançando para tentar um dia buscar sua liberdade.
Aqui no Brasil ela começa a se difundir dentro das senzalas e nos quilombos. Apartir do século XIX havia muitas fugas de escravos, esses fugiam para pequenas matas chamadas de capoeiras onde de lá conseguiam ver e atacar os perseguidoresdai aos poucos foi se dando o nome de Capoeira.
Dentro das senzalas existiam povos de diferentes lugares, e dai então a capoeira começa a se misturar, as diferentes culturas contribuía com aperfeiçoamento da arte, o negro dançava a capoeira para lembrar-se de sua origem, de seu país, e aproveitava também para treinar.
A Capoeira é brincadeira, é um jeito de lutar jogando, rindo, dissimulando. Tem evoluído nos últimos cinqüenta anos, saiu das sendas da marginalidade e passou a ser praticada em academias, clubes e sua presença, obrigatória em espetáculos diversos.
Tratando-se de uma cultura popular, a transmissão de conhecimentos de geração em geração vem ocorrendo de forma verbal e através da própria realização da arte. Sua expressão popular faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e contém elementos de educação, arte, luta, esporte, terapia, assim como dança, lazer, folclore, história, ginástica, etc.
A arte na Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica. A luta representa sua origem e sobrevivência