Capoeira e Escola
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Licenciatura Plena em Educação Física
Fundamentos e Métodos das Lutas
Augusto Azevedo
Beatriz Souza
Bruno Auzier
Filipe Bastos
Jessyka Beatriz
Laila Rossana
Viviane Miranda
Capoeira
Belém
2014
Augusto Azevedo
Beatriz Souza
Bruno Auzier
Filipe Bastos
Jessyka Beatriz
Laila Rossana
Viviane Miranda
Capoeira
Trabalho acadêmico apresentado como requisito avaliativo da disciplina Fundamentos e Métodos das Lutas, Curso de Educação Física, Universidade do Estado do Pará.
Orientador: Prof.ª Fernando Pereira
Belém
2014
Sumário
1. Introdução
2. Histórico e Bases da Luta
3. Instrumentos, ritmos e cantos
4. Capoeira pelo Mundo
5. Capoeira no Brasil
6. Correlação com a Escola
7. Conclusão
1. Introdução O presente trabalho tem como objetivo apresentar o tema: Capoeira, trazendo uma evolução histórica mundial de sua propagação, sua relação com a escravidão e marginalidade, enquanto luta e dança, atrelando sua importância a cultura brasileira. Diante das poucas fontes vivas ainda da capoeira, foi explorado seu desenvolvimento quanto a prática educacional nas escolas, trazendo tanto benefícios psicológicos quanto físicos.
2. Histórico e Bases da Luta
A capoeira surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar como mão de obra escrava. Segundo Menezes (1976), "...a vida dos negros trazidos da África de maneira forçada, brutal, consistia em trabalhar de sol a sol para os senhores portugueses que exploravam as riquezas brasileiras desde o descobrimento" (p.1).
Areias (1983), complementa dizendo que "chegando a nova