EDUCAÇÃO E VALORES ATRAVÉS DA CAPOEIRA NA ESCOLA
André Bastiani Naressi
O projeto capoeira na escola procurou privilegiar os valores éticos e estéticos dentro da proposta educativa. Esta metodologia de ensino estimulou os alunos ao aprendizado, considerando a capacidade de formação de pessoas críticas e conscientes de sua própria história. Foi uma pesquisa participante, que utilizou como instrumento para levantar informações a observação participante com anotações em caderno de campo. A abrangência exploratória foi, principalmente, nos movimentos corporais, nas artes plásticas, na redação, no diálogo, na expressão dramática e na música. Como resultados registramos que nas atividades desenvolvidas houve contribuição significativa para os alunos, principalmente no aspecto motivacional ao estudo de outras disciplinas, comportamental (aumentou a freqüência, qualificou a participação e minimizou significativamente os problemas de indisciplina), aumentou a capacidade de diálogo e argumentação, resultando num crédito positivo dentro da comunidade escolar.
Considerações iniciais
A Capoeira nasceu devido à ânsia de liberdade que tinham os escravos africanos trazidos para o Brasil. Os traços culturais da implantação do poder português no Brasil ainda se refletem na sociedade de nossa época. Até hoje, os hábitos e valores da cultura afro-brasileira ainda não têm aceitação plena numa perspectiva de alteridade por parte da nossa sociedade.
Visando estabelecer uma proposta de trabalhar o movimento corporal humano como mais um meio de evidenciar valores éticos e estéticos na comunidade escolar, desenvolvemos um projeto que buscou subsídios para a inserção de novos procedimentos em nível didático e pedagógico da Capoeira na Educação Física Escolar. Nossa pretensão maior foi implantar um projeto educacional de Capoeira em uma escola da cidade de Santa Maria/RS. A viabilidade do implante foi efetivada com uma prática antecipada junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, Santa