radiologia odontologica
CURSO DE PEDAGOGIA
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. -9 Ed- São Paulo: Cortez, 2010. P22 a 80.
IPERATRIZ
2014
rayane alves
PIMENTA, Selma Garrida. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. - 9 Ed são Paulo: Cortez, 2010. P22 a 80.
Atividade interdisciplinar apresentada à
Coordenação do curso de pedagogia.
Orientadora: Prof.ª Maria Telma.
IMPERATRIZ
2014
Os relatores dos cincos grupos que apresentaram, da pag.28 a 80.
Estágio Curricular e Prática- os conceitos de prática presentes nos cursos de formação de professor.
Talvez por isso tenha se criado a expectativa de que o estágio deve possibilitar a aquisição da prática profissional, especialmente a de dar aula. O estágio curricular entende-se as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao campo futuro de trabalho, as séries iniciais do ensino 1º grau. Estágio e disciplinas compõem o currículo do curso, sendo obrigatório o cumprimento de ambos para obter-se o certificado de conclusão.
O que significa “prática”? Como este conceito tem sido entendido e praticado nos cursos de formação de professores? Qual a influência da “pratica” na formação?
Os conceitos de prática que têm sido predominantes nos do 1º grau, porque frequentemente o estágio tem sido associado à prática de ensinar. O primeiro refere-se ao período que cobre os anos 30 com as leis estaduais. O segundo refere-se aos períodos da Lei Orgânica do Ensino Normal e anos subsequentes. O terceiro refere-se aos anos 70, posteriores à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71. Por último, examinaremos um quarto período a que estamos denominando. “O movimento dos educadores dos anos 80”.
Os cursos de formação de professor para as séries iniciais do 1º grau, como sabemos, denominavam-se “Escolas Normais” até a Lei 5692/71,