Trabalho OP 1
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA química
TRABALHO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
ESCOAMENTO DE FLUÍDOS NA AGITAÇÃO DE LÍQUIDOS
BLUMENAU
2014
ESCOAMENTO DE FLUÍDOS NA AGITAÇÃO DE LÍQUIDOS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Operações Unitárias I do Curso de Engenharia Química do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau.
BLUMENAU
2014
INTRODUÇÃO
Grande parte das operações realizadas em pequenas, médias ou grandes indústrias, em processos que envolvem transformações físicas e químicas, utilizam-se da agitação para a mistura de líquidos, transmissão de calor e uniformização de temperatura ou formação de dispersões. Hoje, ainda são utilizados como base para projetos de misturadores e agitadores as experiências do profissional que o está projetando, além da reprodução em menor escala do projeto. Tanto o sistema de agitação como a geometria do tanque são importantes para melhorar as condições de processo visando a maior economia operacional disponível.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo (Terron, 2012), Mmistura é a operação que tende a reduzir as não uniformidades ou gradientes de composição, propriedades ou temperatura, em materiais considerados como um todo, sendo alcançado pela movimentação do material. Pode-se aplicar este termo à mescla de materiais no estado sólido, líquido ou gasoso, entre si, ou um com os outros (Terron,2012). E, Aagitação é um modo particular de se obter misturas. Caracteriza uma movimentação circular de um material que está contido em um recipiente. (Terron,2012).
Os processos de agitação e de mistura se diferem, uma vez que trata-se a agitação como uma única fase, e a mistura apresenta duas ou mais fases.
Na agitação não ocorre necessariamente uma distribuição homogênea dos fluídos ou partículas, ou seja, em alguns casos mesmo com a agitação, a mistura