Capoeira, uma expressão afro -brasileira
Carlos da Silva Maia
Orientador: Profº. Fabio de Oliveira Torres
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Trabalho de Pós-Graduação
23/03/2013
RESUMO
Este artigo expõe em linhas gerais a história da capoeira. Destacando-se a Capoeira de Angola e a Capoeira Regional. Sabe-se que a capoeira é tipicamente brasileira, surgida entre os escravos negros provenientes de Angola na época colonial. Ainda porque a capoeira desenvolveu-se mais notadamente na Bahia, onde os movimentos de ataque e defesa com os pés ágeis e variados passam a ser executado ao som de binribaus e outros instrumentos.
Palavras – Chaves: Capoeira – Brasil. Cultura Afro-Brasileira. Esporte. Dança. Negro.
1 INTRODUÇÃO
A Capoeira surgiu do negro cativo buscando sua identificação cultural frente ao sistema da escravidão em um ambiente adverso à sua aceitação junto a sociedade dominante. Há sessenta anos a capoeira ainda era considerada ilegal, reprimida pela política. Essa situação gerou um ambiente propício ao desenvolvimento da sua versatilidade.
A Capoeira de Angola ou Capoeira Mãe tornou-se conhecida como tal somente em terras brasileiras. Mistura de luta e dança engloba uma série de símbolos e significados na sua prática. Devido à mistura a quais eram submetidos os negros após raptados no continente africano, a capoeira tornou-se a junção de costumes de diversas nações, incorporando elementos culturais variados e também absorvendo características regionais próprias do Brasil.
Neste contexto, o presente artigo traz informações pertinentes às duas modalidades da capoeira e seus respectivos fundadores. Além dos principais instrumentos utilizados por cada uma delas.
2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA (PROBLEMATIZAÇÃO)
O tema “A origem da Capoeira na Cultura Afro-brasileira”. Vem tratando de algo que nossa sociedade por muito tempo não deu devido valor, com a grandeza da cultura negra presente no nosso país. O que veio da África foi muito mais do que um