Graduada
Cássia Franciane Ramos Silva
Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES.Nesse texto serão abordados aspectos fundamentais para compreensão do surgimento da capoeira e da sua importância para a formação de uma identidade nacional, além de relatar a evolução da mesma, buscando apontar seus principais pontos de transformação. As fontes deste texto são essencialmente bibliográficas, considerando que foram utilizados livros, artigos e dissertações de mestrado que, na nossa percepção, trazem importantes atualizações historiográficas ao nosso objeto de pesquisa.
Para melhor compreensão do tema, desenvolvemos uma discussão pontuada em tópicos: o primeiro tópico é denominado, “Da diáspora africana ao surgimento da capoeira”, ao qual vem abordar a transferência dos negros para o Brasil e a forma de resistência por eles estabelecida, diante da escravidão. O segundo tópico é denominado “Capoeira: origem africana ou brasileira?”, que de acordo com o nome, faz um levantamento de tendências historiográficas quanto à origem da capoeira. O terceiro tópico é nomeado: “Transformações da Capoeira”, nesse tópico fizemos de forma breve a análise historiográfica da capoeira no Brasil, desde os tempos coloniais, estabelecendo a importância de mestres de capoeira, como: Mestre Pastinha e Mestre Bimba.
1.1. Da Diáspora Africana ao Surgimento da Capoeira
Portugal, ao se lançar aos descobrimentos marítimos no século XV, de início estava preocupado em contornar a costa africana até chegar as Índias, local que lhes proporcionariam um vantajoso comércio (especiarias), mas a descoberta desse caminho levaria praticamente um século, assim os navegadores portugueses procuraram se apropriar de recursos na costa da África, procurando financiar seus empreendimentos. Várias foram essas formas de obtenção de riquezas provindas da costa africana: o saque a vilas e povoados, o escambo de produtos tropicais, a procura de ouro e a