Projeto de pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PÓLO SEDE: ESTÂNCIA
ALUNOS: MANUEL WELLINGTON ARAUJO SANTOS FILHO E ROSINILDE LOPES DOS SANTOS
DISCIPLINA: PESQUISA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
PROFESSOR ORIENTADOR: ASSICLEIDE DA SILVA BRITO
TEMA: O uso das praticas experimentais em contribuição ao desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem na educação básica.
PROBLEMA:
De que forma as práticas experimentais contribuem para o desenvolvimento do conhecimento químico na educação básica e no favorecimento do processo ensino aprendizagem?
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA:
Estudo da aplicação pedagógica das práticas experimentais em química aos alunos do ensino médio do colégio estadual Gumercindo Bessa .
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre o uso das praticas experimentais no ensino de Química em garantia a compreensão e aprendizagem significativa dos conceitos químicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Conhecer as propostas pedagógicas no curso de química estabelecidas pelas Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional a favor do uso da experimentação;
• Avaliar as propostas da organização curricular do ensino médio da área de química concernente ao uso da experimentação.
• Mostrar a importância das práticas experimentais no contexto de ensino aprendizagem nas aulas de químicas visando a capacidade de interpretação e compreensão da abstração química;
RESUMO:
A experimentação, quando bem utilizada, é uma aliada do processo de ensino-aprendizagem em ciências, por motivar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos. No entanto, este trabalho consiste em discutir a importância do desenvolvimento das atividades experimentais como forma de proporcionar aprendizagem significativa no ensino da disciplina de Química. Assim, a partir de uma abordagem metodológica explicativa tratado em aspectos tanto qualitativos quanto quantitativos dará margem ao enfoque teórico a problemática. O instrumental escolhido para