INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE. São Paulo: Cortez, 2007.
BARBOSA, Ana Mae. INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE. São Paulo: Cortez, 2007.
AS MUTAÇÕES DO CONCEITO E DA PRÁTICA
A aprendizagem da Arte é obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases - LDB - no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no entanto, essa obrigatoriedade não é suficiente para garantir a existência da Arte no currículo. Somente a acão do professor pode torná-la essencial para favorecer o crescimento individual e o comportamento dos cidadãos. Ao Poder Público cabe propiciar meios para que os professores desenvolvam a capacidade de compreender, e conceber a Arte.
A falta de um aprofundamento dos professores de Ensino Fundamental e Médio pode retardar a Nova Arte. A Arte-Educação tem sua missão de favorecer o conhecimento das diversas formas de Arte.
MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE
A Arte-Educação mudou nos seguintes aspectos:
1- Maior compromisso com a cultura e com a história.
2- Ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra e a contextualização histórica, social, antropológica e estética da obra. Só um saber consciente e informado torna possível a aprendizagem em Arte.
3- Influir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes pelo ensino-aprendizagem da Arte. A Arte na Educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para identificação cultural e o desenvolvimento individual. Por meio da Arte, é possível desenvolver a criatividade, percepção, imaginação, senso crítico, apreensão da realidade.
4- Pretende-se ampliar a criatividade com leituras e interpretações de obras de Arte.
5- Necessidade de alfabetização visual, onde não se restringe a análise da obra, mas, em que contexto está inserida.
6- Compromisso com a diversidade cultural é enfatizada pela Arte'Educação pós-Moderna.
7- Reconhecer que o conhecimento da imagem é de fundamental importância para desenvolvimento da subjetividade e