Desmineralização da Agua
Objetivo
Os ensaios de floculação (Jar-Test) têm como finalidade a determinação das dosagens ótimas dos reagentes floculantes (sulfato de alumínio, cal e polieletrólito) e, consequentemente, a determinação do pH ótimo de floculação para remoção da turbidez da água.
As dosagens ótimas dos reagentes floculantes são as dosagens mais indicadas, processual e economicamente, para obtenção de uma boa clarificação da água bruta. O pH ótimo de floculação é o pH desenvolvido na água em consequência da aplicação das dosagens ótimas.
Princípio
A determinação das dosagens ótimas é feita por tentativa e por comparação. Utiliza-se um aparelho, o floculador de laboratório, que permite a execução, normalmente, de seis ensaios simultâneos. O aparelho consta, basicamente, de um suporte onde são colocados seis béqueres e de um sistema de agitação, manual ou mecânico, que possibilita agitação simultânea e idêntica da mistura contida em cada béquer.
Em cada ensaio, adicionam-se, em cada béquer, 1 litro de água bruta e quantidades diferentes de um ou mais dos reagentes floculantes. Submete-se o conjunto à agitação rápida, durante 10 segundos, e à agitação lenta, durante 20 minutos. Comparam-se os resultados obtidos e escolhem-se como dosagens mais convenientes as dosagens empregadas no béquer que apresentar melhor floculação.
Para a determinação das dosagens ótimas efetuam-se diversos conjuntos de ensaio, que permitem:
a) A determinação da dosagem ótima de reagente coagulante (sulfato de alumínio). São usadas diversas dosagens deste reagente e elege-se uma delas.
b) A determinação do pH ótimo de floculação. São usadas diversas dosagens do reagente alcalinizante (água de cal) e uma única dosagem do reagente coagulante, determinado no primeiro conjunto de ensaios. O pH ótimo de floculação é o pH do béquer que apresentar melhor floculação.
c) A