EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE ÁGUA POR DESMINERALIZAÇÃO
A água dos rios traz dissolvidos ou em suspensão, gases, matéria orgânica, sais minerais de diferentes tipos de metais, e por isso, antes de ser utilizada precisa ser tratada para a eliminação seletiva de contaminantes. A água para uso industrial requer um tratamento para preservação dos equipamentos onde a água irá circular ou irá ser transformada em vapor. Em geradores de vapor o problema torna-se muito maior do que nos outros equipamentos presentes na indústria, e requer mais cuidado em seu tratamento, pois a taxa de evaporação (concentração) é elevada e os sólidos antes dissolvidos começam a precipitar ou incrustar nas tubulações.
Com o crescente avanço do setor sucroalcooleiro, as usinas vêem investindo cada vez mais em tratamentos para a reutilização da água, pois esta é responsável por suprir as necessidades de diversas áreas da indústria sucroalcooleira. Como exemplos de importância da água pode-se citar a utilização desta na cogeração de energia gerada pelas caldeiras.
A água é um composto molecular formado por dois átomos do elemento hidrogênio e um átomo do elemento oxigênio, obtendo componentes químicos como: Cálcio: 0,31 - 2,40mg/l; Magnésio: 0,75 - 121,77mg/l; Potássio: 1,81 - 7,12mg/l; Sódio: 7,86 - 102,24mg/l; Sulfato: 0,9 - 32,34mg/l; Cloreto: 13,25 - 152,74mg/l; Bário: 0,16mg/l; Brometos: 0,53mg/l e Fosfatos: 0,08mg/l. Sendo estes muito importantes para a vida humana, porém para a água destinada as usinas, estes componentes são altamente prejudiciais aos equipamentos, especialmente as caldeiras.
Caldeira ou Gerador de vapor é um equipamento que se destina a gerar vapor através de uma troca térmica entre o combustível e a água, sendo que isto é feito por este equipamento construído com chapas e tubos cuja finalidade é fazer com que água se aqueça e passe do estado líquido para o gasoso, aproveitando o calor liberado pelo combustível que faz com as partes metálicas da mesma se aqueçam e transfiram calor à água produzindo