Fluoretos
ANO 2 | NÚMERO 4 - JANEIRO 2010
EVIDÊNCIAS
PARA O USO DE FLUORETOS
EM ODONTOLOGIA
JAIME APARECIDO CURY
Professor Titular de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP
LIVIA MARIA ANDALÓ TENUTA
Professora Doutora de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de
Piracicaba – UNICAMP
Uma publicação conjunta
Apresentação
O flúor é hoje um dos mais populares agentes preventivos contra a cárie dentária. No entanto, seu mecanismo de ação é por diversas vezes interpretado de forma errônea, dando margem, inclusive, a interpretações incorretas sobre suas reais propriedades na manutenção da saúde oral.
Elucidar todos os pontos sobre o uso do flúor é o objetivo desta quarta edição do Odontologia
Baseada em Evidências. Aqui, reunimos informações a respeito da importância do uso de fluoreto em odontologia, seu mecanismo de ação e seus meios de uso. Além disso, também são tratadas suas limitações de uso, abordando, inclusive, o tema da fluorose.
Esperamos que os profissionais da odontologia brasileira possam encontrar neste material um suporte para enriquecer ainda mais seu conhecimento.
Boa leitura!
Equipe de Relações Profissionais
Colgate-Palmolive Brasil
2
Evidências para o uso de fluoretos em Odontologia
Prefácio
A atuação dos profissionais da Odontologia nos dias atuais se volta cada vez mais à satisfação dos pacientes de forma plena. Aqueles que necessitam de cuidados procuram cada vez mais informações prévias sobre como e com quem fazer seus tratamentos, muitas vezes testando os conhecimentos profissionais, mesmo que de uma forma leiga.
O profissional por sua vez tem que estar antenado com o que há de mais atual, sempre buscando evidência científica para a sua atuação se tornar efetiva e ter o reconhecimento desejado. Esta edição do Odontologia Baseado em Evidências, publicado pela Colgate, em