FLUORETOS
Mecanismo de Ação
Ação Anticariogênica:
A ação anticariogenica dos fluoretos está diretamente relacionada à presença de flúor na sua composição. A presença de flúor na composição dos diversos tipos de fluoretos é fundamental para a sua ação anticariogênica, e vários estudos demonstram que, alem de sua propriedade de liberar flúor, é interessante ressaltar que tais materiais sejam capazes de reincorporá-lo para, posteriormente liberá-lo.
O fluoreto diminui a desmineralização e ativa a remineralização do esmalte e da dentina. Diminui a desmineralização através da precipitação de minerais na forma de fluorapatita, quando a hidroxiapatita da estrutura dental está sendo solubilizada pelo baixo Ph gerado no biofilme dental exposto a carboidratos fermentáveis. A ativação da remineralização sugere que,quando o Ph do biofilme dental volta a subir,ou quando este é removido pela escovação expondo a estrutura dental à capacidade remineralizadora da saliva, a precipitação de minerais nos locais onde ele foi perdido será ativada, se houver Flúor presente no meio bucal.
Ação Letal Contra Microorganismos:
Os fluoretos atuam no combate aos microorganismos através da remoção da placa bacteriana onde os mesmos se encontram principalmente o Streptococcus Mutans (o principal agente causador da cárie), eliminando suas cepas. Com este objetivo, alguns agentes são incorporados aos dentifrícios, como o flúor (na forma de fluoreto de sódio), triclosan, citrato de zinco, xilitol e etc. a fim de potencializar sua eficiência.
Sensibilidade Dentinaria:
A sensibilidade dentinária é causada pelos túbulos dentinários abertos. A obliteração destes túbulos é a melhor opção de tratamento mais utilizada. Os fluoretos são utilizados para tal fim, impedindo a movimentação de fluidos no interior dos túbulos e a conseqüente dor gerada no individuo.
Usos dos Fluoretos
Usos Sistêmicos dos Fluoretos
Fluoretação das Águas:
A fluoretação da água de abastecimento público representa uma