Determinação de Fluoreto
sUMÁRIO
1 Introdução 2
2 Parte Experimental 3
3 Dados Obtidos 4
4 Resultados e Discussão 5
5 Conclusão 7
6 Referências 8
1 Introdução
A ocorrência natural de fluoreto em águas subterrâneas ou superficiais depende da formação geológica da área e de fatores químicos e físicos de onde se localiza. O lençol freático, em proximidade a rochas fosfáticas ou minerais que contenham fluoreto, ou rejeitos vulcânicos, pode apresentar elevadas concentrações de fluoreto.
A determinação de traços de fluoreto em solução, ás vezes torna-se uma tarefa difícil devido à necessidade de uma separação prévia dos íons interferentes, pois estes podem formar complexos estáveis com o fluoreto.
Dos vários métodos para determinação de traços de fluoreto, destaca-se a espectrofotometria, a cromatografia de íons, a colorimetria e a potenciometria direta com eletrodo íon-seletivo.
A potenciometria direta utilizando eletrodo íon-seletivo é uma das técnicas mais utilizadas para a determinação de fluoreto. O elemento principal do eletrodo íon-seletivo de fluoreto, basicamente, é um monocristal de fluoreto de lantânio, através do qual se estabelece um potencial entre a solução de fluoreto interna do eletrodo e a solução cuja concentração do referido íon pretende-se determinar.
O eletrodo íon-seletivo de fluoreto tem uma grande aplicação no campo da química analítica por apresentar algumas vantagens quando comparado com outros métodos analíticos para determinação de fluoreto: são portáteis, não afetam a solução estudada, são adequados para determinações diretas, podem ser usados como sensores em titulações potenciométricas, permitem uma análise rápida, são simples e de fácil manuseio, são menos susceptíveis a interferentes do que os métodos espectrofométricos e possuem baixo custo.
É importante salientar que a determinação de fluoreto por