analise contabel
DIOGO PEREIRA DAURTE
ALLAN CARVALHO
PAOLA RESENDE
ANALISE DE ÍNDICE – LOJAS AMERICANAS
COM BASE NOS ÍNDICE ( ESTRUTURA / LIQUIDEZ / RENTABILIADE )
Professor Orientador: Wandercy Amparo Silva
Belo Horizonte
2014
A Empresa Lojas Americanas e uma empresa brasileira esta envolvida no segmento de varejos, com inicio das suas atividades em 1929, na cidade de Niterói – RJ.
Quanto ao endividamento da empresa e possível observar que em 2010 era de 1352,10 %, já em 2012 caiu para 847,6 %,demonstrando que sua dependência de capital de terceiros está diminuindo, pois apesar do capital de terceiros ter aumentado, o patrimônio líquido aumentou mais significativamente. A composição do seu endividamento esta melhorando, visto que em 2010 era de 59,7 % e em 2012 passou para 49,05%, o que representa que a empresa esta conseguindo refinanciar suas dividas por prazos maiores.
Os índices de liquidez geral da empresa apresentam-se satisfatórios, pois vem mantendo regularidade. Quanto ao índice de liquidez corrente,percebe-se que a empresa vem se mantendo na comparação de 2011 para 2012 em 1,5, sendo assim a empresa mostra que esta conseguindo quitar com suas obrigações. A liquidez seca da empresa não apresentou significativa dependência de seu estoque, apesar de ser uma empresa de varejo.
A rentabilidade do ativo vem se diminuindo no período 2010 a 2012, devido a um aumento do ativo proporcionalmente maior que o aumento das vendas. Esse aumento do ativo provocou também uma redução de sua rentabilidade, pois o lucro líquido se manteve estável. Conseqüentemente houve uma queda na rentabilidade do patrimônio líquido, pois o mesmo vem aumentando apesar da estabilidade do lucro líquido. Isso indica que a empresa vem retendo seus lucros (incorporando-os ao patrimônio líquido da empresa).
A margem líquida e a rentabilidade do ativo apresentam indicadores baixos, uma queda de 2010 para 2011 e uma estabilidade de