Balanço de massa
FACULDADE DE QUÍMICA
BALANÇO DE MASSA E ENERGIA
Grupo: Juliana
Balanço de massa no processo de desmineralização de uma ETA
Em plantas petroquímicas onde os equipamentos trabalham com altas pressões e temperaturas, deve-se dar um cuidado redobrado às questões de tratamento de água para evitar depósito de sais e consequentemente corrosão das tubulações. Por esta razão, a água passa pelo processo de desmineralização.
A desmineralização é o processo de remoção de impurezas minerais presentes na água na forma de sais dissolvidos e ionizados.
Descrição do processo: Local: Estação de tratamento de água UNIBRS Braskem
Do tanque de água filtrada a água é succionada para filtros de areia que tem por objetivo manter o teor de sólidos suspensos para a operação da osmose reversa. A água filtrada segue para os vasos de carvão ativado. Estes vasos têm a finalidade de eliminar o teor residual de cloro ativo advindo do pré-tratamento, tendo em vista que as membranas de Osmose Reversa sofrem oxidação por este composto, mesmo em pequenas concentrações. Nestes vasos, o cloro ativo é convertido a ácido clorídrico por adsorção nos sítios reacionais do leito de carvão ativado.
Após os vasos descloradores, existem vasos com elementos tipo filtros-cartucho, responsáveis pela imediata segurança do sistema de osmose, evitando contato das membranas com partículas de carvão ativado e outros sólidos que por ventura tenham escapado dos filtros a montante. Logo após, está a unidade de osmose reversa, composta por 5 módulos com a pressão necessária para estabelecer a osmose reversa na água. Depois de realizada a osmose reversa da água a mesma é enviada aos vasos de troca iônica de leito misto que tem como função o polimento final da água desmineralizada. A partir daí, ela é enviada a tanques de estocagem de AD para ser distribuída a clientes, caldeiras e fornos de pirólise, através de bombas.
Outra forma de realizar a