Projeto de pesquisa
Nosso objetivo neste trabalho é analisar e desenvolver uma campanha de uma marca dentro do mercado de luxo, estudando pontos como comunicação, aceitação no mercado, planejamento de marketing e entre outros, sendo assim, escolhemos a marca de motos Harley Davidson, pois se trata de um produto de grande valor agregado e de mercado restrito. Em 1903, na cidade de Milwaukee, foram produzidas as três primeiras motocicletas Harley Davidson, por Willian S. Harley, como desenhista e Arthur Davidson, como criador de padrões, donos dos sobrenomes que derivaram o nome da marca.
Depois de abrir uma pequena concessionária, conseguiram um empréstimo no banco para instalar uma fábrica e aumentar a produção e, daí em diante, alcançaram seu objetivo. Lançou motores e logotipo, de 1909 a 1916, além de ter sido utilizada como transporte durante a Primeira Guerra Mundial, quando já era conhecida por ser a maior fábrica de motocicletas do mundo.
A partir daí a marca continuou crescendo e evoluindo constantemente, até 1960, quando as motocicletas japonesas, como a Honda, a Yamaha e a Kawasaki, ganharam força no mercado e provocaram um grande baque na concorrência. Por esse motivo e por uma enorme depressão na marca, ela foi vendida para a American Machine and Foundry (AMF), que investiu U$ 60 milhões no aumento da produção para superar as motos japonesas, esquecendo-se de valorizar a qualidade das máquinas.
Em 1981, a marca foi comprada por 13 funcionários da AMF, entre eles o neto de Willian Davidson e, com o apoio do governo, conseguiram se reerguer e adequar-se à concorrência.
Já em 1984, a empresa teve um lucro muito significativo: U$ 3,9 milhões, com a contribuição do lançamento de um modelo, a liderança de Willie G. Davidson à frente do projeto e reciclagem da imagem da marca. E de 1982 à 1997, sua participação no mercado cresceu 34%.
E, quando alcançou seu Record de vendas, partiu para o merchandising e todo tipo de material promocional como