TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CALDEIRA DE ALTA, MÉDIA E BAIXA PRESSÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
UTILIDADES DA INDÚSTRIA QUÍMICA
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CALDEIRA DE ALTA, MÉDIA E BAIXA PRESSÃO
Professor: João
Aluna: Ana Valéria
São Cristóvão – 2013
1. CALDEIRAS
As caldeiras (“boilers” do inglês) são equipamentos destinados basicamente à produção de vapor, seja ele saturado ou superaquecido.
Dentro de uma unidade de processo, a caldeira é um equipamento de elevado custo e responsabilidade, cujo projeto, operação e manutenção são padronizados e fiscalizados por uma série de normas, códigos e legislações. No Brasil, o Ministério do Trabalho é responsável pela aplicação da NR-13, que regulamenta todas as operações envolvendo caldeiras e vasos de pressão no território nacional. Para o projeto desses equipamentos, normalmente adotam-se códigos específicos; no Brasil, é comum o uso do código ASME (American Society of Mechanical Engineers).
As caldeiras podem ser classificadas de acordo com as pressões de trabalho que estão sujeitas, como mostra a Tabela 11.
Tabela 1: Classificação das caldeiras
Caldeira
kgf/cm2 psi Baixa pressão
7 – 28
100 – 400
Média pressão
28 – 57
400 – 800
Alta pressão
57 – 212
800 - 3.000
2. ÁGUA PARA ALIMENTAÇÃO DE CALDEIRAS
A operação segura e eficiente de uma caldeira é extremamente dependente da qualidade da água disponível para alimentação da mesma. De nada adianta a instalação de um equipamento ultramoderno, com todos os acessórios/ periféricos disponíveis e automatizados totalmente se não é levada em consideração a qualidade da água e o tratamento químico aplicado.
Como sabemos, a água tem uma tendência a dissolver uma série de substâncias, tais como sais, óxidos/ hidróxidos, diversos materiais e inclusive gases, motivo pelo qual nunca é encontrada pura na natureza. Além das espécies dissolvidas, pode apresentar material em suspensão, tais como argila,