035646842259

1065 palavras 5 páginas
a sociedade moderna desenvolve uma ética do trabalho que consiste em entender essa atividade como fator fundamental à construção da identidade e da realização pessoal onde prevalecem relações fundadas na dignidade, liberdade e na igualdade entre os homens.
Desse modo, uma reflexão sobe a dimensão ética nas empresas deverá passar pelo resgate da qualificação profissional, mas incluirá outros aspectos organizacionais com relação a dimensão pública da ética e da cidadania.
Portanto, pensar a questão ética nas organizações empresariais é necessário definir o objetivo desse tipo de organização. Uma organização empresarial, utilizando determinada tecnologia, produz algum bem ou serviço, para ser comercializado em função de atendimento a demandas da sociedade.
A primeira responsabilidade de uma empresa é apresentar um bom desempenho econômico, de forma a cobrir os custos e acumular capital. O compromisso das empresas envolve, sobretudo, questões raciais, de sexo, distribuição de renda, manutenção do meio ambiente e os problemas mais gerais que afligem a sociedade.
A ética da dignidade da pessoa humana poderá impedir que a empresa faça qualquer tipo de discriminação por uma visão preconceituosa de raça ou de sexo. Atuando com base no valor da dignidade da pessoa a empresa põe em questão o desenvolvimento de uma prática coerente com uma ética pública em que se preservam os interesses da organização de forma a contribuir para o bem estar da sociedade como um todo.
As responsabilidades da empresa passam pelo sujeito humano que responde pela administração: o administrador. Nessa função concentram-se os compromissos éticos que geram sobre os indivíduos as expectativas éticas.
Pode-se dizer que a cultura ética das organizações passa por certa compreensão do trabalho e das relações sociais. A empresa que tem o hábito de enganar, mentir ou roubar, que trata seus clientese funcionários com desprezo, dificilmente terá um corpo funcional eficiente e ético.
Contudo, para um

Relacionados