Ácido acético
Química Analítica Farmacêutica Experimental II - IQA 234
Prática V – Dosagem de Ácido Acético Em Vinagre
Introdução
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por solução titulada. A titulação termina quando se atinge o ponto de equivalência. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores. O ácido acético é um ácido orgânico com a fórmula estrutural CH3COOH que se produz pela fermentação (oxidação) do álcool etílico, por ação da bactéria Acetobacter aceti. É consumido na forma alimentícia como vinagre, que é uma solução diluída do acido acético glacial. A quantidade indicada para consumo deve estar entre 4% e 6% de ácido acético de acordo com a legislação brasileira.
Objetivo
Determinar se o teor de ácido acético presente no vinagre da marca Peixe se encontra dentro dos padrões determinados pelo Ministério da Agricultura (4% p/v – 6% p/v) através de titulação de neutralização, utilizando como titulante o NaOH 0,1015M, padronizado anteriormente, e usando a fenolftaleína como indicador do ponto final da reação.
Metodologia Foi pipetado 15mL do vinagre para um balão volumétrico de 100mL, e houve um acréscimo de água destilada, até atingir o volume de 100mL de solução. Foi transferido 10,00mL da solução preparada para um erlenmeyer, juntamente com 3 gotas do indicador Fenolftaleína. A bureta foi aferida com o NaOH 0,1015M já padronizado. E a titulação teve procedimento até a determinação colorimétrica do ponto final da solução. A titulação foi realizada duas vezes.
Resultados e Discussão
- Preparação de 100 mL de solução 0,1M de HAc:
M = 4g / 60,05 x 0,1