Acido acético
Ano lectivo 2011-12
Física e Quimica A (Continuação)
Actividade Laboratorial nº 7
Doseamento do ácido acético no vinagre comercial
Belarmino Dória
Belarmino Dória
Relatório realizado por :
Relatório realizado por :
Diana Caldeira
Diana Caldeira
Fabiana Silva
Fabiana Silva
Objectivo
Nesta actividade laboratorial, temos como objectivo calcular a quantidade de ácido no vinagre comercial, e posteriormente a sua concentração através do seu doseamento.
Introdução
Os ácidos mais comuns são substâncias que quando dissolvidas em água se ionizam originando um ou mais iões H3O+ (aq) e um anião. O vinagre é um produto natural que contém pelo menos 5% de um ácido, o ácido acético, CH3COOH. Este ácido é um liquido higrocóspico, que solidifica a 16,6 ºC, incolor e de cheiro irritante, sendo solúvel em água, etanol, glicerina, acetona, benzeno e tetracoloro de carbono, no entanto é insolúvel em sulfeto de carbono. E no caso do vinagre, este ácido é obtido por via natural, resultado da fermentação do etanol:
CH3CH2OH (aq) + O2 CH3COOH (aq) + H2O Este ácido acético pode ser doseado por titulação com uma solução padronizada de NaOH.
CH3COOH (aq) + NaOH (aq) CH3COONa (aq) + H2O (l) Este processo de titulação consiste em juntar – gota a gota – a solução a ser determinada à solução padrão primária até que seja identificado a molaridade da mesma solução, que por sua vez será utilizada em cálculos para determinação do teor de ácido acético no vinagre após ter sido feita a titulação do vinagre com a solução de já padronizada.
Este ácido é um ácido fraco, (Ka=1.753 x 10-5) monoprótico, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador.
É importante referir que é importante anotar o volume da solução padrão na titulação para posteriormente ser usado em cálculos a fim de se determinar a molaridade da mesma