abordagens da educação física escolar
1- Desenvolvimentista: Consistia em para o professor planejar uma aula devia considerar a sequência normal de desenvolvimento do indivíduo para que as atividades realizadas não estejam muito além ou abaixo das suas reais necessidades. Para que as reais necessidades do indivíduos sejam alcançadas, é preciso levar em consideração os processos de mudança do comportamento motor da criança ao longo da vida. Desenvolvia movimentos motores básicos: andar, correr, saltar, equilibrar etc. E tem o objetivo de desenvolver habilidades básicas e específicas.
2- Construtivista: Parte do princípio de que a criança aprende brincando e não apenas parada, estática e que não se deve apenas ensinar esportes, mas também jogos e brincadeiras para auxiliar o desenvolvimento das crianças, ou seja, vai crescendo e desenvolvendo, construindo seu próprio conhecimento. E tem por objetivo a construção do conhecimento.
3- Crítico – Superadora: Essa abordagem visa refletir sobre a cultura corporal, fazer reflexões sobre diferentes formas de representação do mundo exteriorizadas por meio das expressões culturais em atividades como: dança, luta, jogos, ginásticas, atividades circenses, esportes etc. E tem por objetivo a transformação social.
4- Crítico – Emancipatória: Destaca que o papel do professor é desenvolver o senso crítico e emancipado dos seus alunos. Deve ser um ensino crítico e libertador de falsas ilusões e concepções equivocadas. E tem por objetivo desenvolver o senso crítico e emancipatório dos alunos.
5- Antropológica: Essa abordagem vê o homem como um ser social e que o professor de EF busca fazer de sua atuação profissional o sentido para sua vida. O ponto de partida da aula deve levar em consideração todo conhecimento prévio que o aluno traz para sala de aula e respeitar as diferenças culturais. E tem por objetivo reconhecer o papel da cultura.
6- Jogos cooperativos: Valoriza a cooperação