Abordagens pedagógicas da educação física escolar
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
Luanne Salles de Oliveira
Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar
Manaus
2014
Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar
Atualmente, coexistem na área de Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional. São elas, Humanista, Fenomelógica, Psicomotricidade, baseada nos jogos cooperativos, Cultural, Desenvolvimentista, Interacionista-construtivista, Crítico-superadora, Sistêmica, Crítico-emancipatória, saúde renovada, baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/Brasil.1998), além de outras.
Psicomotricidade
Essa proposta foi divulgada inicialmente em programas de escolas especiais para alunos portadores de deficiência física e mental.
Na psicomotricidade, o envolvimento da educação física é com o desenvolvimento da criança, com ato de aprender, com os processos cognitivos, efetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.
O autor que mais influenciou esse pensamento em nosso país foi Jean Le Bouch.
A psicomotricidade defende uma ação educativa que deva ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança de atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem do corpo, núcleo central da personalidade. A eduação psicomotora na opinião do autor refere-se à formação de base indispensável para toda criança, seja ela normal ou com problemas, e responda uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta a possibilidade da criança ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano.
Desenvolvimentista
O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para educação física escolar. Segundo seus principais autores, é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do