Modernismo
Dr. Francisco
Fernandes Lopes
3º Texto de Apoio – O Modernismo (1º Modernismo)
Chama-se Modernismo ao conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que surge nas artes, nomeadamente na literatura, música e pintura, na primeira metade do século XX.
Esta corrente artística foi introduzida em Portugal a partir da publicação de uma série de artigos em jornais e revistas da época, das quais se destaca a revista Orpheu, considerada marco do Modernismo Português.
Apesar de efémera, a revista Orpheu marca a cultura tradicionalista do nosso país surgindo como porta-voz das novas tendências artísticas, literárias, em sintonia com as tendências vanguardistas europeias. Futurismo, Cubismo,
Simbolismo e outros “submovimentos” (chamados “ – ismos”) são as novas tendências que fazem do Modernismo um movimento que pretende introduzir uma nova e diferente visão da vida, do mundo da humanidade e, por isso, denuncia as tradicionais manifestações artísticas e a própria organização social da vida quotidiana que se tinham tornado ultrapassadas.
Assim, o Modernismo pretende substituir cada aspeto “antiquado” da vida por novas e possivelmente melhores formas, com vista a chegar ao progresso.
Um dos impulsionadores do Modernismo em Portugal foi Fernando Pessoa a par de nomes como Almada Negreiros, Mário de Sá Carneiro e Santa Rita Pintor.
Almada Negreiros terá dito que o grupo pretendia “dar uma bofetada no gosto público” o que permite compreender o objetivo destes jovens intelectuais.
Santa Rita Pintor
Nota: Convido-vos a ler outros textos sobre o assunto, nomeadamente os textos das páginas 32 – 33, 35 e 36 e o esquema síntese da página 62 do manual.
Ano lectivo 2013-2014