Modernismo
MODERNISMO
Sumário
Introdução _______________________________________________04
Contexto histórico de MODERNISMO DE PORTUGAL____________ 05
Caracteristicas____________________________________________06
Autores e obras___________________________________________07
Conclusão_______________________________________________08
Bibliografia_______________________________________________09
Introdução
Nesse trabalho falaremos um pouco sobre o Modernismo e suas gerações, citaremos também suas características e obras. O Modernismo foi uma escola literária que surgiu no Brasil por volta de 1920, incluindo uma série de mudanças no âmbito das artes e da literatura, rompendo com as formas estéticas e estilísticas tradicionais. O pré-modernismo e o movimento vanguardista foram os responsáveis pela introdução do Modernismo no Brasil. Esse grande movimento mudou o pensamento das pessoas e de muitos artistas, com relação à definição de arte e à disposição da literatura, e entre suas principais características estão: análise sobre a realidade e a sociopolítica brasileira, criticidade, regionalismo, antropofagia. Tais ficam explícitas em suas três gerações.
MODERNISMO EM PORTUGAL
O modernismo em Portugal desenvolveu-se aproximadamente no início do século XX até ao final do Estado Novo, na década 1970.
O início do Modernismo Português ocorreu num momento em que o panorama mundial estava muito conturbado. Além da Revolução de 1917, no ano de 1914 eclodiu a Primeira Guerra Mundial.
Em Portugal este período foi difícil, porque, com a guerra, estavam em jogo as colónias africanas que eram cobiçadas pelas grandes desde o final do século XIX. Além disto, em 1911, foi eleito o primeiro presidente da República.
O marco inicial do Modernismo em Portugal foi à publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciado pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc., reunindo Fernando Pessoa, Carneiro e Almada Negreiros, entre outros.