Teste
METAIS NÃO-FERROSOS: são todos os metais, com exceção do ferro, empregados na construção mecânica (cobre; estanho; zinco; chumbo; platina; alumínio; magnésio; titânio). Possuem os mais diversos empregos, pois podem substituir materiais ferrosos em várias aplicações e nem sempre podem ser substituídos pelos ferrosos.
Metais
Ferrosos e não ferrosos
Metais ferrosos:
Desde sua descoberta, os metais ferrosos tornaram-se de grande importância na construção mecânica. Os metais ferrosos mais importantes são o aço: material tenaz, de excelentes propriedades e de fácil trabalho e o ferro fundido: material amplamente empregado na construção mecânica; pode substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem, embora não possua resistência igual.
Ferro fundido – teor de carbono igual ou superior a 2%;
Aço – teor de carbono inferior a 2%;
Aço de construção – teor de carbono entre 0,2 e 0,5%
As propriedades de um aço dependem fortemente do valor do teor de carbono, mas também da presença eventual de outros elementos de liga, tais como o silício, o cobre, o manganésio, o níquel e o vanádio. Pode ainda haver impurezas: fósforo, enxofre, etc.
Aço ou Ferro Fundido ?
Aços são os produtos siderúrgicos (liga Fe-C) com teor de carbono até 2% e ferro fundido acima desse valor.
Exploração:
O ferro é explorado em grandes minas, normalmente a céu aberto, os minérios são geralmente a Magnetite, Hematite e a Limonite.
Extracção:
O principio químico da extracção do ferro dos seu minérios é muito simples e