Madeiras
A utilização da madeira na construção civil abrange todas as etapas arquitetônicas do projeto, desde o inicio, quando os pilares estão sendo levantados, até a entrega do plano e decoração.
A madeira é empregada em seis etapas da construção civil: construção civil pesada interna e externa; construção civil leve externa e leve interna estrutural; construção civil leve interna, decorativa; construção civil leve interna, utilidade geral; construção civil leve em esquadrias; construção civil assoalhos domésticos.
1.1 – Construção Civil Pesada Interna e Externa
Representa a etapa onde são usadas madeiras com maior resistência mecânica, por comporem partes estruturais da construção como armações de telhados. Englobam peças de madeiras serradas como vigas, caibros, pranchas e tabuas, tradicionalmente feitas de peroba rosa, porem hoje esta foi substituída pelo fato de estar escassa na natureza.
Tipos mais utilizados neste setor: Guajará, Maçaranduba, Eucalipto.
1.2 – Construção civil leve externa e leve interna estrutural
Geralmente são madeiras destinadas para o uso temporário durante o processo de construção em andaimes e suportes estruturais, a parte destinada a estruturas permanentes são ripas e caibros que compõe as carcaças de telhados e coberturas.
Tipos mais utilizados neste setor: Cedrinho, Pinus, Pinho do Paraná.
1.3 – Construção civil leve interna, decorativa
Madeiras com tratamento diferenciado, recebem tratamento para ficarem expostas a fatores limitantes alem de serem trabalhadas para realçar os desenhos decorativos que elas possuem. São destinadas para forros, painéis, lambris e guarnições.
Tipos mais utilizados neste setor: Pontalete de Eucalipto, Cedrinho, Cambará, Pinus.
1.4 – Construção civil leve interna, utilidade geral
Também são madeiras tratadas, entretanto não ficam em locais muito expostos, logo o fator de desenhos decorativos é irrelevante. São destinados a