O homem
ANTROPOLOGIA: vem do grego anthropos (homem) + logos (tratado, estudo) + ia: estudo das raças e variedades humanas; história natural do homem, enquanto um ser animal.
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA: tem como objeto de estudo a origem, a natureza e o destino do homem, bem como o seu lugar no universo. O desafio está em se tentar descobrir qual a essência humana, sob a ótica filosófica.
ESSENCIA: é a natureza de cada coisa. É aquilo que faz cada coisa ser ela mesma e não outra; o que a distingue das demais coisas, colocando à parte características acidentais e secundárias, tais como forma, tamanho, cor, etc. Quando nos referimos a Essência Humana temos três dimensões: é um ser que tem alma ou espírito; é livre; é capaz de elaborar valores e atuar de acordo com eles; vive em sociedade e tem uma história, porque é capaz de evoluir de forma constante; possui uma linguagem convencional humana e é capaz de produzir cultura. O Homem ( o Ser Humano ) é um ser animal através de características comuns como: estar vivo; possuir um corpo (matéria viva organizada); está sujeito as mesmas leis que governam todas as matérias vivas; tem mobilidade; instinto de auto-preservação para sua sobrevivência.
O Homem ( o Ser Humano ) se diferencia dos animais por: agir sobre a natureza de forma intencional e planejada; por possuir consciência (auto-consciencia); capacidade de transformar a natureza para adaptá-la às suas necessidades e ser racional.
O Homem (o Ser Humano ) como ser racional, ele é capaz de: refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza através de técnicas; elaborar conceitos e idéias; tem um conhecimento ilimitado é capaz de compreende a si mesmo e às coisas que o rodeiam. O Homem ao buscar seus fins, a partir de seus valores: torna-se efetivamente humano, isto é, tornar-se pessoa com características singulares de um sujeito pensante.
O Homem (o Ser Humano ) como ser pensante, ele se projeta para o futuro em busca